1933

Luiz Óscar Jervell

A génese da Auto Sueco remonta a 1933, quando Gunnar Wingren, inspetor de exportação da Volvo, insistiu que Luiz Óscar Jervell, um norueguês portuense nascido a 1 de março de 1905, se tornasse representante da marca Volvo em Portugal. Nesse mesmo ano, a 27 de junho e a 27 de julho, Luiz Óscar Jervell importou as duas primeiras unidades Volvo da série 70.

1949

Auto Sueco

Yngvar Poppe Jensen, norueguês de Haugesund nascido em 1911, um cordial inspetor técnico para a assistência após-venda da Volvo que se deslocava com regularidade a Portugal, construiu uma forte amizade com Luiz Óscar Jervell. Numa dessas viagens rebentou a Segunda Grande Guerra e, com ela, a ocupação da Noruega – o jovem técnico estava impedido de regressar à sua terra natal. Negócio e amizade aproximavam os dois homens, que juntos, construíram algo com que, nessa altura, nem sequer podiam sonhar. A 1 de abril de 1949 surge pela primeira vez a denominação AutoSueco, quando, decidem autonomizar o negócio. João Pinto de Freitas, na altura chefe da contabilidade, foi nomeado gerente, tendo vindo mais tarde, a exercer funções de Diretor Geral, tornando-se também sócio.

1959

Auto Sueco Coimbra

Em 1959, é constituída a AutoSueco Coimbra (agora denominada de Ascendum), numa sociedade em partes iguais pela AutoSueco e família Rodrigues Vieira, com o intuito de desenvolver toda a atividade Volvo em toda a região Centro do país.

1973

Expansão em Portugal

As vendas da Volvo em Portugal não paravam de crescer. A assistência e o serviço após-venda eram tidos como exemplares. A empresa foi inaugurando instalações por todo o país, criando empresas associadas e alargando a rede de concessionários

1991

Primeiro passo internacional

O ano de 1991 marca o início da internacionalização do Grupo com a atividade Volvo. A 12 de julho a AutoSueco constitui uma nova empresa na República de Angola, com o objetivo prioritário, de prestar um serviço de após-venda eficaz, na recuperação do parque de viaturas Volvo em Angola. A AutoSueco Angola foi a primeira empresa totalmente privada a ser constituída naquele país, sob a égide do Gabinete de Investimento Estrangeiro, organismo criado pelo governo angolano, no âmbito da abertura à iniciativa privada.

1994

Kohler

A Auto Sueco está associada à KOHLER desde 1994, representando-a em território nacional, sendo responsável pela sua comercialização e respetiva Assistência Técnica.

1999

Mercado Espanhol

Em 1999 o Grupo AutoSueco dá o seu segundo passo internacional, através da Auto Sueco Coimbra (atual Ascendum), com a aquisição da Volvo Maquinaria de Construccion España, até então subsidiária da Volvo Construction Equipment. Dessa forma, a empresa portuguesa passou a ser o distribuidor das máquinas de construção e movimentação de terras Volvo, em Espanha.

2003

Grupo Civiparts

Em 2003, o Grupo AutoSueco adquiriu o Grupo Civiparts (comercialização de peças multimarca para veículos pesados).

2004

Ascendum USA

No decorrer de 2004 , o Grupo Auto Sueco, continuou com a estratégia de expansão internacional com a criação da ASC Construction Equipment USA, Inc. (hoje Ascendum USA) em cinco regiões, Georgia, Alabama, Tenesse, Carolina do Norte e do Sul, passando a estar presente no maior mercado mundial.

2005

Auto-Maquinaria

Em 2005, o Grupo AutoSueco inicia a distribuição dos produtos da Volvo Construction Equipment em Angola, com a constituição da Auto-Maquinaria.

2006

AS Parts

Inicia-se a atividade de Aftermarket Ligeiros com a criação da AS Parts. Em áfrica, é criada a AutoSueco Botswana. Com o crescimento do Grupo Auto Sueco, em vários setores de atividade, todas as empresas suas associadas tinham uma imagem diferente, não clarificando a relação destas com o Grupo. É criada uma nova imagem que unifica visualmente todas as empresas do Grupo.

2007

Auto Sueco Centro-Oeste

2007 marca o início das operações do Grupo no Brasil. A Auto Sueco Brasil – atual Auto Sueco Centro-Oeste – inicia a sua atividade como concessionário de camiões e autocarros Volvo para os Estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre.

2008

Sotkon

O ano ficou marcado pela comemoração dos 75 anos do Grupo. Nesse mesmo ano, o Grupo adquire a MBE Sotkon S.L. , empresa que viria a estar na génese da Sotkon, empresa de fabrico, montagem e instalação de contentores enterrados para resíduos sólidos urbanos.

2010

AutoSueco São Paulo

2010 é para o Grupo AutoSueco, um ano de investimento. Adquire-se a Vocal (hoje Auto Sueco São Paulo), o maior concessionário de camiões e autocarros Volvo do Brasil e da América Latina, reforçando assim o seu posicionamento no mercado brasileiro.

2010

Mercado turco

A AutoSueco Coimbra (atual Ascendum), adquiriu a Volvo Otomotiv Turk – Sales Company da Volvo CE para os territórios da Turquia.

2012

Expansão da Ascendum

O Grupo AutoSueco ultrapassa a fasquia dos 1,000 milhões de Euros e a AutoSueco Coimbra passa a designar-se Ascendum. É ainda durante este ano que a Ascendum expande a sua atividade para o México.

2013

A marca Nors

Em 2013, o Grupo assume a sua vocação multinacional, com presença em 4 continentes e 24 mercados, o que dá origem a uma nova identidade e um novo nome para a holding – Nors.

2018

Auto-Sueco Portugal

A 1 de outubro assinalou-se o inicio da atividade da nova Auto-Sueco Portugal, SA. Depois de 85 anos a desenvolver a sua atividade em diferentes áreas de negócios a AutoSueco transitou juridicamente alguns dos seus negócios para o Grupo Nors. Uma história de sucesso que continuará no futuro.

2019

Centro de Colisão

O Centro de Colisão e Serviços Especializados foi criado com o intuito de oferecer a todos os clientes profissionais um serviço ao nível da colisão de excelência. Prestamos serviços no que toca a colisão, pintura, instalação de kits hidráulicos, reparação a superestruturas, polimento e lavagem de viaturas multimarca pesadas e ligeiras.

2021

Isuzu

Em 2021 a Auto Sueco Portugal incorporou a marca Isuzu, representada na Europa pela Anadolu Isuzu, no portfólio de produtos pesados de passageiros.


PT