1933

Luiz Óscar Jervell

A génese da Auto Sueco remonta a 1933, quando Gunnar Wingren, inspetor de exportação da Volvo, insistiu que Luiz Óscar Jervell, um norueguês portuense nascido a 1 de março de 1905, se tornasse representante da marca Volvo em Portugal. Nesse mesmo ano, a 27 de junho e a 27 de julho, Luiz Óscar Jervell importou as duas primeiras unidades Volvo da série 70.

1949

Auto Sueco

Yngvar Poppe Jensen, norueguês de Haugesund nascido em 1911, um inspetor técnico para a assistência após-venda da Volvo que se deslocava com regularidade a Portugal, construiu uma forte amizade com Luiz Óscar Jervell. Numa dessas viagens surgiu a Segunda Grande Guerra e, com ela, a ocupação da Noruega – o jovem técnico estava impedido de regressar à sua terra natal. Assim, a 1 de abril de 1949 surge pela primeira vez a denominação Auto Sueco, quando decidem autonomizar o negócio. João Pinto de Freitas, na altura Chefe da Contabilidade, foi nomeado gerente, tendo vindo, mais tarde, a exercer funções de Diretor Geral, tornando-se também sócio.

1959

Auto Sueco Coimbra

Em 1959, é constituída a Auto Sueco Coimbra (hoje denominada Ascendum), numa sociedade constituída em partes iguais pela Auto Sueco e família Rodrigues Vieira, com o intuito de desenvolver toda a atividade Volvo na região Centro do país.

1973

Expansão em Portugal

As vendas da Volvo em Portugal não paravam de crescer. A assistência e o serviço após-venda eram tidos como exemplares. A empresa foi inaugurando instalações por todo o país, criando empresas associadas e alargando a sua rede de concessionários.

1991

Primeiro passo internacional

O ano de 1991 marca o início da internacionalização do Grupo com a atividade Volvo. A 12 de julho, a Auto Sueco constitui uma nova empresa na República de Angola. A Auto Sueco Angola foi a primeira empresa totalmente privada a ser constituída naquele país, sob a égide do Gabinete de Investimento Estrangeiro, organismo criado pelo governo angolano no âmbito da abertura à iniciativa privada.

1994

Kohler

A Auto Sueco está associada à KOHLER desde 1994, representando-a em Portugal. É responsável pela comercialização de grupos eletrogéneos nas mais variadas aplicações, bem como pela respetiva assistência técnica da marca neste mercado.

1999

Mercado Espanhol

Em 1999, o Grupo Auto Sueco dá o seu segundo passo internacional, através da Auto Sueco Coimbra (atual Ascendum), com a aquisição da Volvo Maquinaria de Construcción España, até então subsidiária da Volvo Construction Equipment. Assim, a empresa portuguesa passou a ser o distribuidor das máquinas de construção e movimentação de terras Volvo em Espanha.

2003

Grupo Civiparts

Em 2003, o Grupo Auto Sueco adquiriu o Grupo Civiparts (comercialização de peças multimarca para veículos pesados).

2004

Ascendum USA

No decorrer de 2004 , o Grupo Auto Sueco continuou com a estratégia de expansão internacional com a criação da ASC Construction Equipment USA, Inc. (hoje Ascendum USA) em cinco regiões - Georgia, Alabama, Tenesse, Carolina do Norte e do Sul - passando a marcar presença num dos maiores mercados a nível mundial.

2005

Auto-Maquinaria

Em 2005, o Grupo Auto Sueco inicia a distribuição dos produtos da Volvo Construction Equipment em Angola, com a constituição da Auto Maquinaria.

2006

AS Parts

Inicia-se a atividade de aftermarket de ligeiros com a criação da AS Parts. Em África, é criada a Auto Sueco Botswana. Com o crescimento do Grupo Auto Sueco em vários setores de atividade, é desenvolvida uma nova imagem com o intuito de unificar visualmente todas as empresas do Grupo.

2007

Auto Sueco Centro-Oeste

2007 marca o início das operações do Grupo no Brasil. A Auto Sueco Brasil – atual Auto Sueco Centro Oeste – inicia a sua atividade como concessionário de camiões e autocarros Volvo para os Estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre.

2008

Sotkon

O ano ficou marcado pela comemoração dos 75 anos do Grupo. Nesse mesmo ano, o Grupo adquire a MBE Sotkon S.L., que viria a estar na génese da Sotkon - empresa de fabrico, montagem e instalação de contentores enterrados para resíduos sólidos urbanos.

2010

AutoSueco São Paulo

Para o Grupo Auto Sueco, 2010 é um ano de investimento: adquire-se a Vocal (hoje Auto Sueco São Paulo), o maior concessionário de camiões e autocarros Volvo do Brasil e da América Latina, reforçando assim o seu posicionamento no mercado brasileiro.

2010

Mercado turco

A Auto Sueco Coimbra (atual Ascendum), adquiriu a Volvo Otomotiv Turk – Sales Company da Volvo CE para os territórios da Turquia.

2012

Expansão da Ascendum

O Grupo Auto Sueco ultrapassa a fasquia dos 1,000 milhões de Euros e a Auto Sueco Coimbra passa a designar-se Ascendum. É ainda durante este ano que a Ascendum expande a sua atividade para o México.

2013

A marca Nors

Em 2013, o Grupo assume a sua vocação multinacional, com presença em 4 continentes e 24 mercados, o que dá origem a uma nova identidade e um novo nome para a Holding – Nors.

2018

Auto-Sueco Portugal

A 1 de outubro assinalou-se o início da atividade da nova Auto Sueco Portugal, S.A.. Depois de 85 anos a desenvolver a sua atividade em diferentes áreas de negócios, a Auto Sueco transitou juridicamente alguns dos seus negócios para o Grupo Nors. Uma história de sucesso que continuará no futuro.

2019

Centro de Colisão

O Centro de Colisão e Serviços Especializados foi criado com o intuito de oferecer a todos os clientes profissionais um serviço de excelência. Prestamos serviços no âmbito de colisão, pintura, instalação de kits hidráulicos, reparação de superestruturas, polimento e lavagem de viaturas multimarca pesadas e ligeiras.

2021

Isuzu

Em 2021, a Auto Sueco Portugal incorporou a marca Isuzu - representada na Europa pela Anadolu Isuzu - no portfólio de produtos pesados de passageiros.


PT